PARABÉNS BRASÍLIA PELOS SEUS 50 ANOS!!!

MEIO SÉCULO...





"Não poderia mesmo
um peixe vivo,
Viver fora da agua fria "...
É tão novinha Brasilia,
E tão ingenua também,
No planalto maravilha,
Solidão, isso não tem...
O seu ponto demarcado
No quadrilátero Cruls,
Trouxe candangos de longe,
'Pra dormir nesse reduto...
terra vermelha batida,
Fazer tijolo de barro,
Usando-se o atributo...
Juscelino sonho intenso,
Orgulhoso da patente
E nesse planalto imenso,
Juscelino presidente...
Acompanhado de Oscar
que desenhava a cidade,
O seu planalto central...
Ainda bem que não viu
Seu gabinete assolado,
por tanto rato infestado,
Por tanta coisa do mal...
Mas a capital Brasilia
A cidade do candango,
Ésta é uma a maravilha,
De um povo que dança
Um tango,
E espera uma nova aurora
Quando poderá dizer:
"Vem, vamos embora,
que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer" !!!
Dorothy de Castro- Autora Orgasmo Poético



Meio século de vida e de história. Orgulho-me de ter nascido nesta linda Capital. Um sonho, um projeto que virou realidade. Símbolo de que a luta e a perseverança pelos objetivos, o transformam em coisas reais e concretas. Olhando a história de como tudo começou, vemos o exemplo de que por mais difícil que seja quando lutamos por algo podemos torná-lo realidade. “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
Uma cidade é feita por seus habitantes. Nossa cidade é muito eclética, possui gente nascida aqui e vinda de várias partes do País, sendo que cotidianamente chegam mais e mais pessoas em busca de uma vida melhor, acreditadas nos sonho pela qual esta foi criada. A luta o entusiasmo e a esperança fazem parte da cultura de nossa cidade.
Porém outro tipo de cultura vem crescendo preponderantemente. Infelizmente, grande parcela desta população quando vai exercer seu direito de cidadania não pensa no valor de nossa cidade e no viver em sociedade, acabam prevalecendo os interesses pessoais. Interesses que muitas vezes são pautados em conceitos vindos de séculos passados, como a Política do Pão e Circo surgida na Roma Antiga. Um conceito de mais ou menos 509 a.c, que infelizmente é muito praticado por quem pretende chegar ao poder de nossa cidade, e para a tristeza da mesma é aceito pela maioria de seus habitantes.
São cinqüenta anos de existência, porém nossa cidade ainda tem muito que aprender. Ela deve passar por um reformatório, é uma jovem cidade que precisa ter sua liberdade assistida. Nossa população precisa de elevadas doses de consciência de que um ato impensado praticado no presente prejudicará o nosso fututo e o de nossos descendentes.
Faço minha, as palavras de um grande amigo, que admiro muito sua garra e esforço por nossa cidade:
“Assim como a cidade foi construída com a coragem e ousadia do povo brasiliense, na esperança de dias melhores, também temos de ter coragem para fazer as mudanças necessárias para a Brasília dos próximos 50 anos. Essas mudanças hão de se assentar nos pilares da ética e do interesse público e, na era da internet e da comunicação instantânea, precisam incorporar às instituições as vias da transparência e do controle social da Gestão Pública”. Dep. Paulo Tadeu
Acrescento ainda, que precisa ser compreendido o real significado da expressão Administração Pública, a qual pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. Onde não caibam interesses particulares.
Ao seguir esta linha de raciocínio, digo que os cidadãos que aqui vivem e os que estão vindo devem incorporar o significado de cidadania. O qual possui origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava ativamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade. Ao longo da história, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão "Cidadania: direito de ter direito". E cada dia que passa seu conceito engloba mais e mais.
Nenhum político faz favores à sua cidade, ele apenas cumpre seus deveres, os quais foi eleito para isto.
Com base na luta, fé e esperança na qual nossa cidade foi criada, acredito na evolução cultural de nossos cidadãos, para que Brasília chegue a um século de existência totalmente livre de concepções equivocadas. Para isso, cada um de nós devemos fazer a nossa parte, não permitindo que continuem a destruir nossa cidade. Temos que acompanhar o que está sendo feito. Obras superfaturadas como a Ponte JK e Metrô devem ser coisa do passado. Queremos orçamentos transparentes e serviços bem feitos, nossos descendetes livres da marginalidade e com saúde e educação de primeira.
Feliz Aniversário Brasília!!!! Acredito na sua evolução...

Comentários

  1. Ghandi disse certa vez :"Seja a mudança que você quer ver no mundo " e é isso que essa jovem escritora está fazendo!! Mudando através de suas atitudes e de suas palavras o meio onde ela vive.
    E eu sou seu fã,pois é uma mulher inteligente,esforçada e outros vários adjetivos que me faz sentir orgulho de ser seu amigo !
    Taty que Deus te abençoe cada vez mais e te faça muito feliz !!
    Um abração !!
    DAvi.

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!Parabéns pelo texto, ficou ótimo!
    Se muitos brasilienses, ou o Brasil inteiro pensasse dessa forma, nossa Capital concerteza não teria um cenário de tamanha corrupção...porém concordo com você plenamente em nos esforçamos a cada dia para um futuro melhor, não só pensando em nós mesmos mas no próximo!Devemos servir sempre, sem esperar em troca nada, esse é o grande problema "todos" querem ser servidos de panetone...dólares nas cuecas, meias e em uma conta na suiça...Entretanto, baseados nos princípios éticos e morais a serem seguidos concientemente e honestamente o Brasil e Brasília será reconhecido por grandes mudanças e não por desastrosas mudanças que comprometa o futuro de nosso país!!!Mas mesmo assim, eu tenho orgulho como você de ser brasiliense!!
    Um grande Abraço,
    De sua amiga Sarah

    ResponderExcluir

Postar um comentário